quinta-feira, 2 de junho de 2011

Adivinha do Rei

De acordo com o tema integrador do projecto da BE - Comemorações do Centenário da República - e em articulação com as técnicas de do serviço educativo de animação da Biblioteca Municipal, foi possível dar a conhecer o conto da Adivinha do Rei de Teófilo Braga.

Esta acção foi dinamizada durante o mês de Janeiro e princípios do mês de Fevereiro e dirigida a todos os grupos/turmas da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo,  uma vez que se pretendia que a mesma estivesse contextualizada com o dia de Reis.

O desenvolvimento desta actividade almejava o alcance de um conjunto de objectivos:
  • Promover e divulgar obras literárias sobre a temática das Comemorações do Centenário da República;
  • Dar a conhecer autores com importância histórica relativamente à temática da Implantação da República;
  • Promover actividades de leitura em voz alta.
No sentido de facilitar a apropriação do conto por parte dos alunos destes níveis de ensino, o serviço educativo de animação da BM recorreu a narrativas alusivas a reis, com a mesma moral do Conto da Adivinha do Rei de Teófilo Braga, para os alunos da Educação Pré-Escolar. Em relação aos alunos de 1.º Ciclo tiveram a oportunidade de conhecer a adaptação que a autora Alice Vieira fez do conto.

A BE foi palco de exposição de alguns trabalhos de ampliação de conhecimentos, face à narrativa dramatizada, esta serviu de alicerce para a exploração da mesma noutros géneros textuais (BD).

Sem comentários:

Enviar um comentário