domingo, 5 de junho de 2011

Sessões de sensibilização de leitura

As sessões de leitura pretendem criar e manter nos alunos o hábito e o prazer da leitura, entenda-se leitura em sentido lato, ou seja, que as  crianças estejam expostas à leitura quer em relação à audição de histórias quer à leitura realizada pela própria criança, silenciosamente, em voz alta ou através da dramatização do texto lido.





No âmbito das sessões de leitura a BE convidou uma professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Unhos/Catujal, no concelho de Loures, para dinamizar duas sessões, uma para os alunos do Pré-Escolar do Jardim-de-Infância de Sarlhos Grandes e outra para os alunos de 4.º ano de escolaridade da EB1 nº1 de Sarilhos Grandes.

Estas sessões decorreram no dia 24 de Março e promoveram a divulgação de histórias tradicionais com o apoio de "Gavetas de Histórias" - materiais de apoio aos contos elaborados com materiais de desperdício.


Está em curso uma outra actividade, desde 23 de Maio até 30 de Junho, relativa à sensibilização da leitura mas desta vez dirigida a todos os alunos da Educação Pré-Escolar do agrupamento, alusiva à temática da Educação para a Saúde. Estes alunos elaboraram, um livro em conjunto "Quem conta um ponto... acrescenta um ponto!", o qual foi circulando pelos grupos e cada grupo seguinte dava continuidade à história construída pelo anterior. O livro, para além da narrativa, conta com ilustrações a três dimensões, elaboradas em contexto de sala de aula.

Com o intuito de valorizar os trabalhos efectuados e de divulgar a todos os grupos envolvidos, o Departamento da Educação Pré-Escolar solicitou à professora bibliotecária deste agrupamento, a realização de cinco sessões de leitura integral do livro aos alunos em cada Jardim-de-Infância. Após estas sessões, o livro fica em exposição em cada estabelecimento de ensino da Educação Pré-Escolar do agrupamento, para divulgação aos pais e encarregados de educação e restante comunidade educativa, de modo a promover, também, o intercâmbio de experiências entre os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo.

Assim e como o Jardim-de-Infância de Sarilhos Grandes não se encontra no mesmo recinto da EB1 nº1 de Sarilhos Grandes,  o livro conjunto, estará em exposição na BE de 20 a 22 de Junho.




Sem comentários:

Enviar um comentário