quinta-feira, 2 de junho de 2011

Formação de Utilizadores


A missão da BE é disponibilizar serviços que permitam aos membros da comunidade escolar tornarem-se cidadãos críticos utilizadores  efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

A equipa da BE apoia a utilização de livros e outras fontes de informação.

O trabalho articulado entre os docentes e os professores bibliotecários facilita o alcance de níveis elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.

À classificação decimal universal são associadas cores identificativas das temáticas que as inserem. As cores apresentadas no moinho representativo são as cores usadas na BE, na Biblioteca Municipal e nos seus Pólos, uma vez que são escolhidas a nível concelhio.

O conhecimento desta classificação torna os alunos mais autónomos na pesquisa da informação de que necessitam, podendo fazer uso desta mesma informação ao longo da vida, na utilização de qualquer biblioteca.

De forma a ampliar os conhecimentos relativos aos assuntos integrados em cada classe e de promover a autonomia na pesquisa, a BE identificou as subclasses, recorrendo a imagens.

A BE disponibilizou os seus serviços, de igual modo, a todos os grupos/turma que mostraram interesse em participar nas sessões de formação de utilizadores. Dos grupos/turma existentes no agrupamento, 60% dos alunos vieram à BE e obtiveram informação ao nível  do seu modo de funcionamento e da organização do fundo documental (Classificação Decimal Universal - CDU).

A informação relativa ao funcionamento e organização, tanto da BE como do seu fundo documental encontra-se disponível no guia de utilizador.

Esta actividade só foi possível generalizar a todos os grupos/turma que se deslocaram à BE, com necessidade de transporte (39,7%), devido à parceria estabelecida com a Escola Profissional do Montijo, que nos disponibilizou transporte gratuito.


Sem comentários:

Enviar um comentário