domingo, 5 de junho de 2011

Gestão das Itinerâncias do Plano Nacional de Leitura

Como parte integrante da BE no processo educativo cabe a este serviço incrementar práticas de desenvolvimento da literacia, das competências de informação, do ensino-aprendizagem e da cultura. Neste sentido a BE assegurou, em parceria com o serviço do Bibliobus da Biblioteca Municipal, a circulação de baús de livros do Plano Nacional de Leitura (PNL), por todos os estabelecimentos de ensino da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do agrupamento.

A utilização correcta e o domínio da língua portuguesa é fundamental no desenvolvimento individual, no acesso ao conhecimento, no relacionamento social, no sucesso escolar e profissional e também no exercício pleno da cidadania.

O domínio da língua portuguesa quer escrita quer falada e a sua utilização correcta, é uma das grandes metas do Ensino Básico e para se conseguir isso, um dos passos importantes a dar é promover o gosto e os hábitos de leitura entre os mais jovens.

O trabalho de incentivo à leitura deve começar muito cedo, logo nos primeiros anos, quando as crianças têm os primeiros contactos com as letras, no Jardim-de-infância e no 1ºciclo.

A curiosidade natural das crianças nessa idade é um importante factor para mobilizar e criar vontade de ver, folhear, mexer, contactar com as palavras escritas, o mundo dos livros…Se for feito um trabalho neste sentido com as crianças, estas certamente perceberão o quanto a leitura pode ser agradável e ao mesmo tempo contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social.
 
A criação e desenvolvimento de hábitos de leitura nas nossas crianças irá, certamente, contribuir para formar uma sociedade mais informada, mais esclarecida e mais interveniente.
Assim, conscientes da necessidade de criar e desenvolver hábitos de leitura nas nossas crianças desde a mais tenra idade, os docentes do agrupamento poderão desenvolver actividades inerentes à leitura de forma a construir e ampliar conhecimentos relacionados com o currículo.

Esta actividade pressupõe um conhecimento prévio das obras do PNL existentes na BE, sobre o qual os docentes elencam as suas escolhas para os grupos/turma. Inicialmente, a divulgação deste fundo documental chegou aos docentes sob a forma de listagem de títulos. A partir de agora ficarão disponíveis, como instrumentos de trabalho, em suporte digital neste blogue, os catálogos online:

- Catálogo da Educação Pré-Escolar;
- Catálogo do 1.º Ano de Escolaridade;
- Catálogo do 2.º Ano de Escolaridade;
- Catálogo do 3.º Ano de Escolaridade;
- Catálogo do 4.º Ano de Escolaridade;
- Catálogo de Apoio a Projectos.

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